FORMAÇÃO GERAL XXI


Amparados no texto Inclusão Social e Educação, podemos inferir que para construir uma escola de todos e para todos é preciso ajudar na inclusão educativa e social dos alunos que têm particularidades e modos de aprendizagem diferentes das do modelo padrão esperado pela escola. Isso posto, entendemos que a inclusão não diz respeito a somente colocar as pessoas nas escolas regulares, há aspectos importantes e complexos que devem ser considerados ao se buscar a concretude de projetos desta natureza.

 

Sobre as questões que estão relacionadas com a construção de uma escola para todos, analise as assertivas a seguir:

 

I. Para ser para todos, é necessário mudar as escolas, se necessário, e torná-las mais responsivas às necessidades de todas as pessoas nelas inseridas.

II. Para ter uma escola para todos, é necessário capacitar os professores e sensibilizá-los a aceitarem a responsabilidade quanto à aprendizagem de todas as pessoas em suas escolas.

III. Para ter uma escola para todos, é necessário preparar e capacitar os professores para ensinar aquelas crianças, jovens e adultos que estão atual e correntemente excluídas das escolas por qualquer razão.

 

Fazendo uma interpretação do texto disposto no material Ética e Cidadania, Construindo Valores na Escola e na Sociedade, podemos entender que está correto o que se afirma:


Nas assertivas I e II, apenas.


Na assertiva II, apenas.


Na assertiva I, apenas.


Nas assertivas I, II e III.


Na assertiva III, apenas.

Marque a alternativa correta:  Baseado na perspectiva do texto sobre Inclusão Social e Educação, a escola de qualidade, que todos querem para os próprios filhos e para todos, pode ser percebida como aquela que pratica cidadania e contempla as diferenças. Nesse sentido, uma escola inclusiva que realmente pode ser chamada de escola para todos é aquela capaz de:


Entender que a expansão escolar não pode ser garantia de uma ruptura da estrutura social, marcada pela desigualdade, pois não são todos que têm condições de aprender.


Oferecer o ensino profissionalizante para os filhos dos trabalhadores como uma forma de preparação da mão de obra para o mercado de trabalho e ascensão social.


Formar professores competentes e habilitados a atuar na adversidade da realidade educacional em que se precisa garantir a qualidade do ensino, tendo em vista que a maioria dos alunos não aprendem, e isso é líquido e certo.

 


Contemplar perspectivas que coloquem uma dimensão histórica e crítica na construção do regular instalado, de forma a permitir que as diferenças sejam percebidas como enriquecimento e não como obstáculos a um padrão único inexistente.


Garantir o ensino regular para os alunos da elite com conhecimentos clássicos e voltados para a formação humanista.

A escola inclusiva pode e deve ter um papel fundamental na construção de valores de ética e de cidadania, que auxiliem os membros que ali convivem a pautarem sua vida pessoal e coletiva no respeito às diferenças provocadoras de exclusão.

Considerando isso, e fazendo uma interpretação do texto disposto no material Ética e Cidadania, Construindo Valores na Escola e na Sociedade, sobre a educação inclusiva nas escolas, assinale a alternativa correta:


Em toda escola inclusiva, o aluno está sujeito a segregação, de modo a garantir a sua caminhada no processo de aprendizagem e de construção das competências necessárias para o exercício pleno da cidadania.


Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.


A escola é aquela que garante a preferência no ensino educacional aos alunos destaque, tratando todos de forma genérica sem haver necessidade de tratamento diferenciado em nenhum aspecto.


 A escola inclusiva é aquela na qual as crianças e os adolescentes vão para aprender as ciências, a língua, a matemática, a história, a física, a geografia, as artes, e apenas isso.


A escola somente poderá ser considerada inclusiva quando estiver direcionada para tratar os alunos de forma indiferente em todos os aspectos.

A Educação em Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana através da promoção e da vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz.

Maria Victoria Benevides, Palestra de abertura do Seminário de Educação em Direitos Humanos, São Paulo. Acesso em 10/05/2022

Considerando este pequeno conceito sobre Educação e Direitos Humanos, e fazendo uma interpretação do texto disposto no material Ética e Cidadania, Construindo Valores na Escola e na Sociedade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

Se quisermos promover uma educação ética e voltada para a cidadania, podemos tomar como base temáticas significativas do ponto de vista ético, como é o caso daquelas contidas na DECLAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS – DUDH.

 

PORQUE

 

A DUDH, por conter o consenso da comunidade internacional sobre os direitos considerados fundamentais ao ser humano, pode ser um guia de referência para a análise dos conflitos de valores vivenciados em nosso cotidiano e para a elaboração de programas educacionais que objetivem uma educação em valores.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


 As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

"Inclusão social é o ato de incluir na sociedade categorias de pessoas historicamente excluídas do processo de socialização, como negros, indígenas, pessoas com necessidades especiais, homossexuais, travestis e transgêneros, bem como aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como moradores de rua e pessoas de baixa renda."

https://brasilescola.uol.com.br/educacao/inclusao-social.htm

Considerando as informações acima, relativas à inclusão social, e fazendo uma interpretação do texto disposto no material Ética e Cidadania, Construindo Valores na Escola e na Sociedade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

A total inclusão de todos os membros da humanidade, de quaisquer raças, religiões, nacionalidades, classes socioeconômicas, culturas ou capacidades, em ambientes de aprendizagem e comunidade, pode facilitar o desenvolvimento do respeito mútuo, do apoio mútuo e do aproveitamento dessas diferenças para melhorar nossa sociedade.

 

PORQUE

 

É durante seus anos de formação que as crianças adquirem o entendimento das diferenças, o respeito e o apoio mútuos em ambientes educacionais que promovem e celebram a diversidade humana.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições falsas.

A Práxis é um termo empregado pelo educador Paulo Freire, configurando-se em  teoria e prática, ação e reflexão. Quando pensamos em cidadania, ética e educação, remetemos à práxis. Temos que ter conhecimento, teorização, conceitos pautados em leis como os artigos da  Declaração Universal dos Direitos Humanos e também temos que experienciar o que se preoniza nessa Declaração. A escola como uma organização, cujo objetivo institucional é EDUCAR, deve aplicar o que se estabelece na legislação.

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

1. É necessário considerar o acolhimento dos estudantes – de suas diferenças, potencialidades e dificuldades – e o papel reservado aos discentes na instituição. O cuidado e a atenção com suas questões e problemáticas de vida precisam concretizar o respeito mútuo, o diálogo, a justiça e a solidariedade que queremos ensinar.

 

PORQUE

 

2. No ambiente escolar, a melhor forma de  ensinar os alunos é estimular às  reflexões e vivências. O convívio escolar é um elemento-chave na formação ética dos estudantes; o convívio social possiblita a construção de ambientes mais democráticos.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta  da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=286&evento=7

 

O livro Educação: um tesouro a descobrir, escrito pelo economista e político Jacques Lucien Jean Delors explora os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

  • Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso, também, pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar.
  • Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para se inserir no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas.
  • Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.
  • Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.

 

Lodi e Araújo (2007) afirmam que no livro Educação: um tesouro a descobrir, destacam-se algumas idéias que ajudam a compreender o papel da escola na construção da democracia e da cidadania.

  1. Espaço democrático e cidania plena são evidenciados em Escolas em que são evocados princípios como respeito mútuo, solidariedade, justiça e diálogo e em que os alunos e as alunas se apropriam de canais de participação na vida escolar e são incentivados pelos educadores.
  2. A disposição para a mudança e para a transformação da escola (incluindo formação de docentes, trabalho com os estudantes, participação dos demais funcionários e articulação com a comunidade) potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar.
  3. Os educadores devem sempre estar atentos à coerência entre o discurso e a ação: respeitar para ser respeitado, assumir e cumprir suas responsabilidades, como forma de ensinar aos estudantes a importância da responsabilidade.

 

É correto o que se afirma em:


II, apenas.


I e II, apenas.


I e III,apenas.


I, II e III


III, apenas.

Aprender a ser cidadão e a ser cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência, aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola” (LODI e ARAÚJO, 2007, p.69).

Analise as seguintes assertivas sobre a aplicabilidade da ética e cidadania no contexto escolar:

 

  1. Os princípios éticos devem se embasar em situações reais, nas quais os sujeitos envolvidos possam ter experiências.
  2. É necessário que haja desenvolvimento da capacidade de autonomia moral dos sujeitos,  isto é, da capacidade de analisar e eleger valores para si, consciente e livremente.
  3. É necessário se atentar ao papel ativo dos sujeitos da aprendizagem, estudantes e docentes, a partir de seus valores previamente construídos e de seus sentimentos e emoções.

 

É correto o que se afirma em:

 


I e II, apenas.


III, apenas.


II, apenas.


I, II e III


I e III,apenas.

A disposição para a mudança e para a transformação da escola (incluindo formação de docentes, trabalho com os estudantes, participação dos demais funcionários e articulação com a comunidade) potencializa a capacidade de atuação e fortalece todo o trabalho educativo escolar. A escola tem mais força para atingir suas metas educativas com os estudantes, o que reforça a própria instituição e produz um efeito cumulativo, proporcionando transformações cada vez mais profundas e duradouras”. (LODI e ARAÚJO, 2007, p.69).

Podemos dizer que a ética, educação e cidadania percebidas no âmbito escolar:

 

  1. Incentiva o protagonismo  do aluno nos espaços escolares.
  2. Pode ser expressada nos Conselhos de Escola e Assembleias Escolares.
  3. É representado pelos fóruns escolares em que a presença exclusiva dos docentes e discentes contribuem paras as discussões e decisões educativas.  

 

Assinale  a alternativa que representa a sequência correta:


I e III,apenas.


II, apenas.


I, II e III


III, apenas.


I e II, apenas.

O Programa Ética e Cidadania deve ser visto como um projeto pelo qual a comunidade escolar pode iniciar, retomar ou aprofundar ações educativas que levem à formação ética e moral de todos os membros que atuam nas instituições escolares. Esse trabalho pressupõe intervenções, focando quatro grandes eixos, ou módulos, independentes, mas com nítida inter-relação entre eles: Ética; Convivência democrática; Direitos Humanos e Inclusão Social.

 

(1) Ética

(2) Convivência democrática

(3) Direitos humanos

(4) Inclusão social

 

(    ) O trabalho com as diversas formas de deficiências e com as exclusões geradas pelas diferenças social, econômica, psíquica, física, cultural, racial, de gênero e ideológica serão foco de abordagem neste programa.

(    )  Trata-se de gerar ações, reflexões e discussões sobre o significado desses valores e a sua importância para o desenvolvimento dos seres humanos e suas relações com o mundo.

(    ) Tem o objetivo explícito de introduzir o trabalho com assembleias escolares e com resolução de conflitos. Possibilita também outros tipos de ações como os grêmios e aproximações da escola com a comunidade.

(  ) A construção de valores socialmente desejáveis é um primeiro objetivo, daí o trabalho voltado para o conhecimento e desenvolvimento de experiências educativas focando a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

Assinale  a alternativa que representa a sequência correta:


4, 1, 2, 3.


3, 2, 1, 4.


3, 1, 2, 4.


1, 2, 3, 4.


4, 2, 1, 3.

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